terça-feira, 8 de junho de 2010

TREINANDO O CORPO PARA QUEIMAR GORDURA


Quando queremos emagrecer, esperamos fórmulas milagrosas, alimentações mágicas, remédios, vitaminas, suplementos, exercícios sobrenaturais, enfim, algo que exija o mínimo de empenho de nossa parte e que nos faça perder gordura. Quanto mais se estuda, mais se percebe que o emagrecimento depende do esforço e dedicação de quem o procura.
.
Na década de sessenta, pesquisas lideradas pelo Doutor John O. Holloszy nos fez entender melhor a mecânica de queima de gordura durante a atividade física aeróbica (caminhada, corrida, bicicleta e natação, por exemplo). Nosso corpo funciona como um motor flex, consegue produzir energia com gordura e/ou carboidratos. O que Holloszy mostrou foi que, quanto mais expomos o nosso organismo a estímulos aeróbicos de longa duração, mais ele se adapta para queimar gordura.
.
Como se o motor flex passasse, por livre e espontânea vontade, a dar preferência em consumir apenas um tipo de combustível, mesmo tendo os dois combustíveis à sua disposição. Mais interessante ainda foi que este consumo maior de gorduras acontecia durante e após a atividade física; isso significa que a queima de gordura passa a ser maior 24h por dia.
.
Pesquisas mais recentes procuraram então, descobrir quanto tempo é necessário treinar atividades físicas aeróbicas por dia para que esta adaptação ocorra em nosso organismo. No ano passado o American College of Sports Medicine, uma das mais renomadas instituições mundiais em pesquisas na área de atividade física, publicou um artigo recomendando treinar 250 a 300 minutos semanais para promover o emagrecimento e manutenção de peso. Se pensarmos em dias, devemos treinar aproximadamente 40 minutos todos os dias. Será que os sedentários são capazes de fazer todo este esforço logo de cara?
.
Não é indicado para pessoas sedentárias, principalmente aos obesos, começarem um programa de treinamento com tamanho volume (tempo). Uma vez começado, necessitamos de aproximadamente três meses para adaptarmos nossos aparelhos osteo-muscular e cardíaco aos impactos e esforços gerados pelo treinamento. Por isso precisamos de paciência para começarmos de forma lenta e gradativa e de um profissional de educação física que irá prescrever, de forma individualizada, a evolução deste treinamento. O maior índice de desistência nos programas de treinamento para emagrecer acontece nestes três primeiros meses; isso não é mera coincidência.
.
Portanto, comece devagar e dê um prazo, de no mínimo três meses, para atingir tempos de treino próximos ao pedido de 250 a 300 min. semanais. Consulte um nutricionista para adequar a sua alimentação e tenha paciência, pois uma vez que seu motor começar a queimar gordura, ele vai se “viciar” neste combustível e você “emagrecerá até dormindo.”
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário